
A escolha da profissão pode partir de um sonho e as vezes trazidos do tempo de criança. Mas a falta de conhecimento real da ocupação pode levar a frustrações durante o curso ou na atuação.
Muitas vezes os jovens criam uma visão romântica da profissão que vai escolher ao invés de procurar orientação profissional e desmistificar as características que fogem da realidade do dia-a-dia da profissão que se quer seguir.
Alguns teóricos que estudam a Orientação Profissional/Vocacional falam do autoconhecimento que é essencial para uma escolha mais assertiva.
E o que seria o autoconhecimento?
O conhecimento de si mesmo, de quem é, ou seja, do que gostoa, do que não gosta,com o que se identifica e com o que não se identifica, enfim o que vai constituir o EU.
Esse processo ocorre na formação da identidade que acontece justamente no período da adolescência. No entanto, ele não é estático, podendo sofrer alterações ao longo das experiências de vida.
Na Orientação Vocacional o jovem irá poder ser auxiliado nesse processo de autoconhecimento e poder chegar as opções profissionais que se relacionam como o seu EU.
Mas voltando ao sonho...deixo para vocês o trecho da música Dream on de Aerosmith, que fez parte dos momentos que vivi na realização do meu sonho a minha formação de psicóloga.
"Dream on
Tradução
no Twitter @donosdodestino