quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Se não sabe que caminho tomar qualquer um serve



"Ao ver Alice, o Gato só sorriu. Parecia amigável, ela pensou; ainda assim, tinha garras muito longas e um número enorme de dentes, de modo que achou que devia tratá-lo com respeito.
'Bichano de Cheshire', começou, muito tímida, pois não estava nada certa de que esse nome iria agradá-lo; mas ele só abriu um pouco mais o sorriso. 'Bom, até agora ele está satisfeito', pensou e continuou: 'Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?'
'Depende bastante de para onde quer ir', respondeu o Gato.
'Não me importa muito pra onde', disse Alice.
'Então não importa que caminho tome', disse o Gato.
'Contanto que eu chegue a algum lugar', Alice acrescentou à guisa de explicação.
'Oh, isso você certamente vai conseguir', afirmou o Gato, 'desde que ande o bastante'."

Lewis Carroll, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Me volto a esse grande clássico, em especial ao trecho do diálogo entre Alice e o Gato (o meu favorito, por sinal), pois se pensarmos que a vida nos oferece várias escolhas e a cada uma delas nos levará a um caminho diferente. Mas se deixarmos o acaso escolher por nós tomaremos qualquer caminho e teremos que enfrentar o que vier pela frente sem nos precaver.

Portanto, em se tratando da escolha profissional segue a mesma regra, não devemos nos levar ao acaso, mas procurar tomar a decisão se pegando a tudo que possa nos dar maior certeza se é o caminho a ser seguido.

1 comentário:

  1. É isso ai!Saber que não se sabe também é uma forma de conhecimento, já dizia o filósofo Sócrates.
    Muito interessante o post...com certeza irá ajudar aos jovens que estão em dúvida sobre qual caminho seguir. Para se trilhar um caminho é preciso começar por onde a estrada vai...

    ResponderEliminar