sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vestibular é um meio justo de avaliação?




Há alguns anos foi criado o vestibular, um exame em que os participantes se submetem com o intuito de concorrer a uma vaga na universidade seja ela pública ou privada. A prova do vestibular é aplicada de maneiras distintas de acordo com cada comissão organizadora da universidade onde oferece a vaga.

Como modalidades de vestibular há aquela que condessa o conteúdo de todo o Ensino Médio, outra que além disso afunila para disciplinas da área do curso escolhido. Ainda existem universidades que fazem uso do Processo Seletivo Seriado em que os candidatos podem optar fazer a cada ano uma prova específica do ano que esta cursando no ensino médio.

Nos últimos anos algumas universidades inovaram aplicando o vestibular agendado em que o candidato escolha a melhor data para realização da prova dentre o prazo da universidade. Outra forma inovadora é o vestibular via internet.

Para preencher as vagas do ano 2011 diversas universidades utilizaram o Enem como forma de avaliação por acreditarem ser mais imparcial, bem como o conteúdo ser mais completo. No entanto, no ano de 2010 houve fraude e para 2011 houve falha na impressão de algumas provas.

Como há poucas vagas para o número extenso de candidatos, em especial aqueles cursos mais procurados Medicina, Direito e Engenharia, pessoas lotam os cursinhos pré vestibulares e as escolas particulares investem alto para obter o maior número de aprovados.

No ínicio do ano, quanto antecedem as aulas, no período de matrícula, as escolas e cursinhos expõem alunos e números em posteres, folhetos para atrair mais alunos. Estes que podem pagar preços que por vezes são exorbitantes, no entanto, aqueles alunos da rede pública ficam de fora de uma preparação melhor que é oferecida por estas instituições.

No final das contas alunos de rede particular dominam as vagas oferecidas pelas Universidades públicas, principalmente aqueles cursos mais concorridos.
Com isso algumas universidades adotaram cotas que gerou uma repercussão no país inteiro dentro e fora das universidades. Além dos programas de financiamento como o Prouni e Fies que garantem metade ou bolsa completa de todo o curso mas, ao término os alunos devem quitar o financiamento.

Como este blog também é um espaço para deixar o ponto de vista. Venho responder a pergunta diante do que já foi apresentado:

Portanto o Vestibular não é uma forma justa, nem mesmo as cotas nem os programas de investimento, mas a melhor escolha em curto prazo.
Penso que o melhor é termos maior número de vagas oferecidas pelas universidades, no entanto diante da realidade do nosso país não podemos oferecer vagas para todos. Acredito que possamos inserir alunos mais capacitados possível, para que no fim tenhamos profissionais mais competentes. Então, diante da situação de alunos de rede particular e pública a solução é uma educação de melhor qualidade desde as séries inicias, em que todo o investimento possível seja destinado a educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário